Este curso tem o objetivo de desenvolver e exercitar características que devem compor o perfil do Coordenador de Pólo Presencial de EAD para atuar como agente inovador capaz de articular as características locais com as institucionais, construindo um projeto de gestão que agregue valores ao processo de democratização educacional brasileiro.
Iniciamos esse evento com a análise sobre a perspectiva da institucionalização do EAD no Brasil, a reflexão sobre a evasão e permanência e sobre o papel e a responsabilidade dos coordenadores de polo na Ead do Brasil.
Atividades individuais e de grupo trataram sobre as estratégias, os resultados e os desafios dos coordenadores. Foram momentos de compartilhamento e reconhecimento da evolução do EAD.
Conclusões da atividade:
• Intervenção das IES e das prefeituras para trabalhar a oferta de cursos nos municípios, junto aos fóruns estaduais de educação.
• Participação nos fóruns permanente dos coordenadores de pólo e coordenadores UAB;
• Dedicação dos coordenadores e partes envolvidas para dar continuidade ao projeto;
• Persistência e união para atingir os objetivos comuns;
• Crescimento, evolução do projeto;
• Democratização do ensino;